Campinas publica novo edital de licitação para concessão do transporte público

  • 05/12/2025
(Foto: Reprodução)
Prefeitura de Campinas publicará nesta sexta licitação para transporte coletivo A Prefeitura de Campinas publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (5) o edital de licitação para a concessão do serviço de transporte público coletivo convencional. O valor total do contrato, no período de 15 anos, é de aproximadamente R$ 11 bilhões, com investimentos previstos de R$ 1,7 bilhão para a renovação da frota. A publicação ocorre dois anos após o primeiro processo licitatório, em setembro de 2023, ser declarado deserto porque nenhuma empresa apresentou oferta para concessão (relembre abaixo). 📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp Com a divulgação do edital, empresas ou consórcios interessados poderão preparar suas propostas, que serão apresentadas em três envelopes por meio de corretoras credenciadas à B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). A abertura dos envelopes ocorrerá na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo. Para construção do edital, a prefeitura analisou 1,1 mil contribuições apresentadas pela população na consulta pública, que durou de 2 de abril a 2 de julho. As respostas às contribuições podem ser acessadas no site da Emdec. O que prevê o edital de concessão do transporte Ônibus do transporte público municipal de Campinas Fernanda Sunega/Prefeitura Municipal de Campinas O edital de licitação prevê a concessão do sistema de transporte coletivo convencional por um período de 15 anos, prorrogáveis por mais cinco anos. São dois eixos principais estruturantes do transporte: Lote Norte: regiões Norte, Oeste e Noroeste Lote Sul: regiões Leste, Sul e Sudoeste A empresa vencedora do processo licitatório deverá atuar para oferecer, ao longo desse período: frota renovada e menos poluente, com a adoção de, no mínimo, 60 ônibus elétricos, já nos primeiros anos (e espaço para alternativas de propulsão, como o biometano, GNV e hidrogênio) veículos Euro 6 para o restante da frota; frota 100% acessível. A licitação contempla, também, a operação do BRT (Bus Rapid Transit; Ônibus de Trânsito Rápido), incluindo: um novo formato, priorizando uma rede tronco-alimentada integrada ao sistema; linhas intersetoriais e conexões mais eficientes entre bairros, terminais e regiões da cidade. A execução do PAI-Serviço também foi incorporada à licitação. Haverá modernização do serviço, que terá ajustes, com diretrizes para renovação de frota, gestão e ampliação da capacidade de atendimento. Sistema de arrecadação e metas de satisfação do usuário De acordo com a Prefeitura, o Sistema de Arrecadação e Remuneração (Bilhetagem Eletrônica) "terá o Poder Público participando, de maneira mista, junto com as novas operadoras e a Emdec". Isso significa que: Ele será estruturado por uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) e com governança compartilhada com os vencedores do certame "garantindo mais segurança, rastreabilidade financeira e transparência"; A Emdec terá participação estratégica ("golden share") e fiscalização contínua, apoiada por um verificador (auditoria) independente. A remuneração, para as operadoras do sistema de transporte coletivo, será atrelada ao desempenho operacional e qualidade dos serviços prestados, com o fortalecimento de indicadores de desempenho. Com isso, metas para a satisfação do usuário serão estabelecidas, como: regularidade pontualidade limpeza acessibilidade e qualidade da operação A administração municipal ressalta licitação "adota princípios de equilíbrio econômico-financeiro e consolida a separação entre tarifa pública (paga pelo usuário) e tarifa de remuneração (paga ao operador). O modelo permite políticas públicas como subsídios e eventuais gratuidades, sempre condicionadas à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e ao planejamento orçamentário". Investimentos Os investimentos em renovação da frota de ônibus serão da ordem de quase R$ 900 milhões, ao longo dos cinco anos iniciais de contrato; e mais R$ 800 milhões ao longo dos dez anos restantes, totalizando R$ 1,7 bilhão em 15 anos. Também haverá investimentos em tecnologia embarcada e nos terminais e estações, totalizando R$ 1,9 bilhão em investimentos. Como será o processo de concorrência? O processo será dividido em três etapas, com entrega e abertura de envelopes em datas diferentes: Envelope 1 – Credenciamento e garantias Contém a documentação que comprova a habilitação inicial e as garantias financeiras do interessado. Data de abertura: 10 de fevereiro de 2026. Após essa análise, a B3 verifica se as empresas cumprem os requisitos para seguir na disputa. Envelope 2 – Propostas de valores Inclui os valores ofertados para a concessão. Nesta fase, também ocorre a apresentação de lances. Data de abertura: 23 de fevereiro de 2026, às 11h, na sede da B3, em São Paulo. A sessão será transmitida ao vivo pelo site tvb3.com.br. Envelope 3 – Documentação de habilitação É aberto somente após a atualização da proposta vencedora. Serve para confirmar se a empresa ou consórcio atende todas as exigências legais e técnicas. Se não houver pendências, o processo é concluído e a vencedora é oficializada. A melhor proposta será considerada vencedora, desde que cumpra todas as exigências de habilitação. Campinas contrata Bolsa de Valores para licitar transporte público Histórico Inicialmente prevista para março de 2016, a nova licitação é aguarda porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE) avaliou como irregular a concorrência de 2005. Segundo o tribunal, as empresas não poderiam ter passado pelo sistema de avaliações técnicas dentro da licitação de preços. Em agosto de 2019, a prefeitura lançou a primeira versão do edital, mas o documento foi suspenso pelo TCE dois meses depois e acabou barrado pela Justiça em novembro daquele ano. A licitação de 2005 venceu em 2020 e a definição do novo contrato virou uma "novela". Com a anulação, a administração municipal recomeçou o processo para consolidar um novo edital, que foi publicado em dezembro de 2022 - já na gestão Dário Saadi (Republicanos). Em março de 2023, o processo chegou a ser interrompido pelo TCE após contestação pelo sindicato das empresas do segmento (Setcamp). Em maio de 2023, o TCE-SP determinou a reformulação do edital com correções de 14 itens para o processo ser retomado. A reformulação foi publicada no dia 14 de julho. Os estudos para adequações foram realizados pela Emdec e secretarias de Transporte, Administração e Justiça, com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Com as correções no edital, a licitação ocorreu em 20 de setembro de 2023, mas foi declarada deserta, porque nenhuma empresa apresentou oferta para a concessão. Com isso, a prefeitura recomeçou o processo licitatório do zero. A administração municipal abriu em outubro de 2023, a segunda consulta pública para receber sugestões que pudessem contribuir com o processo. Foram 131 manifestações recebidas. Em junho de 2024 foi nomeado, pela administração municipal, um Grupo de Trabalho Intersecretarial, para conduzir a nova licitação do transporte coletivo. Por fim, em dezembro do ano passado, foram realizadas as audiências públicas para apresentação, à população, da nova proposta de edital. Terminal Campo Grande, em Campinas (SP): metrópole tenta definir nova licitação do transporte público Carlos Bassan/PMC VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

FONTE: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/12/05/campinas-publica-novo-edital-de-licitacao-para-concessao-do-transporte-publico.ghtml


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